terça-feira, 19 de março de 2013

A Incomparável Sabedoria Indígena


“Eu estou cego e não vejo as coisas deste mundo; mas quando a Luz desce do Alto e ilumina o meu coração, então vejo, porque o olho do coração tudo vê. O coração é um santuário no centro do qual existe um pequeno espaço onde o Grande Espírito vive, e este espaço é o olho. É o Olho do Grande Espírito, com o qual Ele vê todas as coisas e através do qual nós O podemos ver. Se o coração não é puro o Grande Espírito não pode ser visto, e a alma daquele que morre nessa ignorância não pode regressar imediatamente para o Grande Espírito; ela terá de ser purificada através da vivência na terra. Para conheceres o centro do coração onde reside o Grande Espírito terás de ser bom e puro e viver da forma que o Grande Espírito nos ensinou. O homem que for assim puro contém o Universo no espaço do seu coração.” (Alce Negro, Xamã Sioux)

“Diga-me e eu vou esquecer. Mostre-me e eu posso não me lembrar. Envolva-me e eu vou entender.” (Provérbio indígena - Nativos americanos)

“Vocês têm histórias para contar e que são o que vai manter a memória de um grande povo vivo. Passem essas histórias para seus filhos. Ensine-os quem, onde e como seu povo era. Dediquem tempo para pesquisar sua descendência. Sintonizem com seus sentimentos e sejam fortes em sua busca. Tracem seus caminhos, sintam satisfação em saber que o final do arco-íris que vocês têm buscado pode ser encontrado no dedão do pé em seu mocassin, após perceber quem nós somos e o que nós temos." (Chefe John "Eagle Spirit"  - Cherokee)

"Nós índios, olhamos para esse mundo do homem branco e verificamos que essa civilização não deu certo." (Marcos Terena ; do povo Terena, do Mato Grosso do Sul)

“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” (Provérbio indígena)

"Não digo: eu descobri esta terra porque meus olhos caíram sobre ela, portanto a possuo. Ela existe desde sempre, antes de mim." (Davi Yanomami ; pajé e líder do povo Yanomami)

“Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. O nosso objetivo é observar, crescer, amar... E depois voltamos para casa." (Provérbio aborígene)

"Os pensamentos são como flechas: uma vez lançadas, alcançam o seu alvo. Seja cauteloso ou poderá um dia vir a ser vítima de si próprio." (Provérbio Navajo)

"Você vai me dizer: o índio tá falando, mas é selvagem; selvagens são vocês: milhares de anos estudando e nunca aprenderam a ser civilização. Pra que você está estudando ? Pra destruir a Natureza e no fim destruir a própria vida ?" (José Luiz Xavante)

"Lembre-se de que seus filhos não são sua propriedade! Eles foram apenas confiados à sua guarda pelo Grande Espírito." (Provérbio Mohawk)

"O mundo deles é quadrado, eles moram em casas que parecem caixas, trabalham dentro de outras caixas, e para irem de uma caixa à outra, entram em caixas que andam. Eles vêem tudo separado, porque são o Povo das Caixas...." (Pajé do povo Kaingang)

“Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece a Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia estará fazendo a si mesmo.” (Chefe Sioux)

"As leis dos homens mudam de acordo com o seu conhecimento e compreensão. Apenas as leis do Espírito permanecem sempre as mesmas." (Provérbio Crow)

"Se falar com os animais eles falarão consigo e vocês vão-se conhecer um ao outro. Se não falar com eles, não os conhecerá, e o que não se conhece, teme-se. E aquilo que tememos, destruímos." (Chefe Dan George (Índio norte americano)

“Eu sou o vento que viaja de uma direção para outra, carregando e distribuindo as sementes da vida. Feito a neve, as minhas sementes desaparecem na terra, reaparecendo sob uma nova forma. Eu sou o grito do recém-nascido que sente a primeira dor da separação. Eu sou o grito de toda a vida que alcança o mistério da verdadeira consciência. Eu sou o eterno. Agora da criação, eu Sou o Espaço através do qual viaja o tempo. Através de mim você experimenta os dons da reflexão, esperança, sabedoria e assim você poderá conhecer a si mesmo. Conhecer-se como Criador e criatura, menor que um grão de poeira e tão grande quanto o Deus que você louva.” (Chefe Archie Fire Lame Deer)

“Vocês devem ter notado que tudo o que o índio faz movimenta-se em círculo ou tem forma de círculo. O Poder do Mundo trabalha sempre de forma circular e tudo tende a ter a perfeição do círculo. O céu é redondo e a terra também, bem como as estrelas. O vento rodopia e os pássaros constroem seus ninhos de forma circular; as leis deles são semelhantes às nossas. Até mesmos as estações seguem uma grande roda nas suas mudanças, voltando sempre ao ponto de partida. A vida do homem é um círculo: de uma infância à outra. E assim é em tudo onde o poder se movimenta.” (Alce Negro, Xamã Sioux)

Um comentário:

Unknown disse...

Essencial esse site. Parabéns. Quem é o dono?... Quem é você?