sábado, 4 de janeiro de 2020

A Verdadeira Revolução


"Se Deus está nos enviando Esses Seres que são verdadeiros "Anjos Humanos" é porque Ele ainda não desistiu do Homem." – Ary Souza

“Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo.” – Mahatma Gandhi

Notícia maravilhosa: no município do Crato (Ceará), uma garota de apenas 9 anos, por iniciativa própria, alfabetiza um homem de 68 anos! O idoso vinha vendendo picolés há décadas defronte da escola onde a menina estuda, sem que nenhum professor ou diretor da instituição tomasse a iniciativa de educá-lo. A garota, entretanto, teve a sensibilidade e a generosidade de dedicar-se à tarefa tão nobre de ensinar aquele ser a ler.

É neste neste tipo de ação que eu acredito. Sem estardalhaço, sem espetáculo, anonimamente, mansa e amorosamente, a menina começou um trabalho sozinha, sem ajuda de ninguém, sem flashes e câmeras para registrar (a não ser depois que foi descoberta por uma professora).

Este é bem o papel dos seres da nova era. Eles é que mudarão o mundo com suas atitudes simples, despretensiosas e impregnadas de amor. É claro que não posso deixar de fazer um contraponto com a adolescente Greta Thunberg, ela própria uma vítima da Matrix. Frases de efeito, holofotes, expressões de ódio são uma forma de protestar, sim; mas não fazem parte da chamada revolução silenciosa, que seres como nossa educadora do Ceará começam a praticar.

Muitos sonham em realizar coisas grandiosas, mas é nas coisas pequenas, com iniciativa de pequenos grupos e às vezes de uma única pessoa, que o mundo começa a mudar. Como disse Margareth Mead: “Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e engajados consiga mudar o mundo. Na verdade, essa é a única via que conseguiu produzir mudanças até agora”.

É o exemplo, o trabalho de formiguinha, a solidariedade humana que são capazes de transformar nosso dia a dia. Não precisa ir para longe, basta olhar ao redor, basta ter olhos que vejam de verdade, além das luzes ofuscantes da Matrix espetaculosa. Basta sair do “modo automático”, que podemos enxergar o que está ali do nosso lado, como o vendedor de picolés, cujo desejo de ser alfabetizado foi percebido apenas pela menininha de 9 anos... menininha sim, mas de alma gigante e coração cheio de desprendimento e amor para doar da forma mais simples... sentada na calçada, ao sair da aula, distante de qualquer sentimento de fama ou notoriedade.  

São fatos assim que nos dão esperança e certeza de que a humanidade pode dar certo.

Foto: Internet 

Nenhum comentário: