terça-feira, 2 de junho de 2020

Você realmente SABE o que é o fascismo?


Nestes tempos sombrios que vivemos, em que a Terra atravessa uma transição planetária importantíssima, vemos claramente os grupos humanos se perdendo em radicalizações estúpidas, uns acusando os outros, apontando o dedo, projetando, projetando, projetando...

É a sombra da humanidade, agigantada a um ponto crítico. Mostrando que o “parto” está próximo. Devemos nos parir a nós mesmos, se quisermos atravessar a névoa escura acumulada em nossas auto-ilusões...

Dentro desse oceano de instabilidade própria dos estertores da parição (que – diga-se – está sendo a fórceps), é comum vermos a vulgarização ou até – por que não dizer – a suprema leviandade de acusar as pessoas que pensam diferentemente de nós, atribuindo-lhes adjetivos pesados e, não raro, inapropriados.

Um exemplo bem comum dessas acusações, ultimamente, é o já corriqueiro “Fascista!”. Usa-se o termo hoje com a facilidade de quem diria: “Você é feio!” Basta pertencer a uma corrente contrária.

Estamos funcionando como tribos. Enquanto, paralelamente, pregamos (tudo na teoria) a tolerância, a ausência de preconceitos, parece que, por outro lado, isto só funciona se você for tolerante com “os nossos”. Para nós, tolerância. Para quem pensa diferente... o fascismo.

E o fascismo é algo tão grave... nem sabemos o que estamos dizendo... Alguém escreveu, apropriadamente, nas redes sociais: “O Brasil não é para amadores; aqui tem grupo antifascista composto por fascistas, que não sabem o que é fascismo...” (Mas... percebeu a contra-acusação por trás da frase? Pois é... mesmo sendo humor, continuamos acusando...)

Você realmente SABE o que é o fascismo?

Escolhi esta definição simples, do Brasil Escola, para nossa reflexão conjunta:

Mussolini
“O fascismo foi um movimento político que surgiu na Itália sob a liderança de Benito Mussolini, que assumiu o poder desse país a partir de 1922 com a Marcha sobre Roma.

O fascismo é entendido por cientistas políticos e historiadores como a forma radical da expressão do espectro político da direita conservadora. No entanto, é importante dizer que nem toda política praticada pela direita conservadora é extremista como o fascismo. Essa ideia também vale para o espectro político da esquerda, uma vez que nem toda política praticada por ela é radicalizada como o que foi visto pelo stalinismo, o regime totalitário liderado por Josef Stalin, entre 1927 e 1953, na União Soviética.”


Sejamos menos extremistas com aqueles que divergem de nós... há um excelente pensamento, atribuído a Clarice Lispector, com o qual encerro minhas considerações:

“Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter, calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz.”

Nenhum comentário: