quarta-feira, 20 de março de 2019

Dia Internacional da Felicidade



“Felicidade é a harmonia 
entre o pensar, o dizer e o fazer.” 

(Gandhi)

20 de março, Dia Internacional da Felicidade. Este dia foi criado em junho de 2012, pela ONU (Organização das Nações Unidas), a pedido do Butão, um pequeno país asiático, cujo povo é considerado o "mais feliz do mundo".

Sobre o Butão

Por que o povo desse país é considerado o povo mais feliz do mundo? Em primeiro lugar: o Butão é o único país do mundo onde foi adotado pelo governo o FIB (Felicidade Interna Bruta). Lá, desde 1972, este índice é mais valorizado do que o PIB (Produto Interno Bruto). Veja outras razões:

1. No país se promove um equilíbrio entre a felicidade espiritual e a material.

2. O PIB do Butão é um dos que mais se elevam e vem crescendo como resultado da boa gestão dos recursos dessa nação.

3. Os butaneses valorizam a Natureza e o contato com ela e viver uma existência com mais sentido, por isso não são dependentes e viciados em aparatos tecnológicos.

4. Para os butaneses, o meio ambiente é uma prioridade, tanto que o país é regido por leis de proteção às florestas, aos animais e ao meio ambiente.

5. A maioria dos habitantes do Butão é budista, uma filosofia espiritual que promove uma forma de vida harmoniosa e pacífica, em prol da felicidade de todos.


6. Inserido entre as do Himalaia, mais de 60% de seu território é de natureza selvagem.

7. Praticamente não existe desigualdade econômica e discriminação social, sendo possível o acesso do cidadão comum aos representantes da realeza. Este contato entre as classes alta e baixa contribui para melhor relação e interação entre os butaneses.

8. Cerca de 2/3 de seus habitantes dormem no mínimo oito horas diárias, uma média maior que a da maioria dos países, principalmente os industrializados.

9. Os índices de poluição no Butão são mais baixos que de outros países. Isto ocorre devido à consciência ecológica e ambiental dos butaneses que preservam o ar, a água e o solo.

Os ensinamentos budistas, enraizados no coração do povo do Butão, com certeza dão uma grande força no caminho feliz do reino. Normalmente, aqueles que vivem no seu dia a dia mergulhados nas verdades do budismo, são pessoas pacíficas e felizes. 

O homem mais feliz do mundo


Não por coincidência, ao pesquisarmos sobre felicidade na internet, chegamos ao monge budista Matthieu Ricard, que carrega o título de "homem mais feliz do mundo". Este título lhe foi dado após cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, estudarem seu cérebro e descobrirem que o cérebro do monge produz ondas gama num nível sem precedentes na literatura científica (as ondas gama estão ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizado e memória).

Afora isto, Ricard manifesta um nível de atividade no seu córtex pré-frontal esquerdo bem acima do direito, o que reduz sua propensão à negatividade, conforme explicaram os pesquisadores.

Segundo o homem mais feliz do mundo, há um fator-chave que parece matar a felicidade: o costume de nos compararmos com os outros. 

“A felicidade é uma habilidade adquirida.Portanto, pode ser aprendida”, disse Ricard, autor do livro Felicidade - A Prática do Bem-Estar.

Com mais 70 anos, Matthieu é hoje uma personalidade de fama internacional, tendo rodado o mundo para eventos e entrevistas, ao lado do Dalai Lama. 

Todos os mestres autorrealizados, entretanto, dizem o mesmo. Nossa sociedade é infeliz porque busca no externo aquilo que deveria procurar dentro de si mesma. Somente aqueles que compreenderam e se dispuseram a empreender a grande jornada rumo à própria essência tornaram-se pessoas estáveis e felizes.

Os Mestres e a Felicidade 

“Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim.” - Buda

Sathya Sai Baba
“Perceba que felicidade e adversidade são inseparáveis e você não pode escolher apenas uma. Trate problemas e angústias como seus amigos; pelo menos não os veja como seus inimigos! É melhor referir-se à felicidade e à adversidade como dons de Deus. Este é o caminho mais fácil para a autolibertação.” – Sathya Sai Baba

“Felicidade é a harmonia entre o pensar, o dizer e o fazer.” - Gandhi

“Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão decididamente conduz a melhor saúde mental e a felicidade.” - Dalai Lama

"Quando você está feliz você é comum, você é simples, ordinário, porque toda a felicidade está, justamente, em ser natural. Ser infeliz é tornar-se extraordinário. Não existe nada especial em estar feliz. As árvores são felizes, os pássaros estão felizes, os animais são felizes, as crianças estão felizes. O que há de especial nisso? A existência é feita do material chamado felicidade. Apenas olhe - Você pode ver essas árvores? ...Tão felizes…Você pode ver os pássaros cantando?.Tão alegres... Felicidade não tem nada de especial. Felicidade é uma coisa muito comum.” – Osho

“Existem momentos prazerosos, muito agradáveis, mas isso não é felicidade. As pessoas confundem o prazer com a felicidade.” - Samael Aun Weor

“Felicidade é uma habilidade, a habilidade de saber viver. Permanecer em um estado interior de paz, mesmo enquanto a vida exterior se apresentar negativa. Conseguir abandonar sonhos e fantasias.” – Gurdjieff

St Germain
“A chave simples para a felicidade perfeita e para o seu inerente poder sustentador é autocontrole e autodisciplina. Isso é muito fácil de conseguir, quando o indivíduo aprendeu que ele é a PRESENÇA e inteligência, controlando e dirigindo todas as coisas.” – St Germain

“Felicidade é um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável, que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida.” - Matthieu Ricard

Nenhum comentário: