domingo, 29 de abril de 2018

Festival de Buda - Wesak

Hoje é o Dia de Buda! Na lua cheia de Touro, comemora-se o Buda Purnima (Festival de Wesak ou Festival de Buda), a celebração máxima do budismo, que marca nascimento, iluminação e morte do príncipe Gautama.

É uma data que deveria ser louvada por todos os buscadores espirituais, não somente budistas. Segundo as tradições esotéricas, nessa data um imenso portal interdimensional se abre à humanidade, e Buda expande sua luz para todo o planeta.


Momento de reflexão, de mergulho interno, de conexão com a paz interior. Momento de descobrirmos nosso Buda interno, compreendendo que Buda, Jesus, Sathya Sai Baba vivem dentro de nós, pois todos somos UM.

O Avatar Sathya Sai Baba diz:


"Enquanto viajava de um lugar para outro, Buda encontrou certa vez com um grupo de pessoas em uma aldeia que realizava um ritual de sacrifício. Este sacrifício requeria a matança de animais. Buda protestou. Ele lhes disse que o Deus onipresente era o morador interno de todos os seres vivos. Então, era inadequado sacrificar os seres vivos. As pessoas que realizavam o ritual disseram que os animais sacrificados atingiriam a liberação. Buda riu disto e disse: 'Vocês querem dar liberação a estes animais que não a desejaram! Por que não aplicam o mesmo princípio e dão a liberação a todos estes homens que estão ansiando por ela? Eu não aceito seu argumento que estes animais sacrificiais atingirão a liberação. Qual Upanishad ou Veda recomenda o sacrifício animal? Como podem pensar na liberação de qualquer pessoa quando um animal é morto? Isto é falsidade total. Este animal não expressou nenhum desejo pela liberação. Mas sua mãe, pai, esposa, filhos, parentes e muitos outros desejam liberação. Por que vocês não os sacrificam e realizam o desejo deles? Na realidade, por que não começam por vocês mesmos? Ninguém pode atingir a liberação através da violência contra os seres vivos. Este é o pior dos pecados'. Desta maneira, Buda propagou o princípio da não-violência. O amor, que é inerente em seres humanos, também está presente em pássaros e animais. Compartilhem seu amor com pássaros, animais e seus semelhantes. O amor absoluto é a verdadeira liberação. Para a liberação, vocês não precisam ir a qualquer lugar. Ela não está lá em algum lugar distante. O amor puro confere a liberação. O esforço de vocês deve ser atingir este amor universal."


PALAVRAS DE BUDA


“Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora.”

“O conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância.”

“Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.”

“Pratiquem a bondade, não criem sofrimento, dirijam a própria mente. Esta é a essência do Budismo.”

“Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor.”

“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos fazemos o nosso mundo.”

“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.”

“É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas.”

“Um homem só é nobre quando consegue sentir piedade por todas as criaturas.”

“Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima.”

“É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos.”

“A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.”

“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.”

“O Eu é o mestre do eu. Que outro mestre poderia existir?
Tudo existe, é um dos extremos.
Nada existe é o outro extremo.
Devemos sempre nos manter afastados desses dois extremos,
e seguir o Caminho do Meio.”

"Se fosse possível observar claramente o milagre de uma única flor, toda a nossa vida se transformaria."

"Nossa existência é transitória como as nuvens do outono. Observar o nascimento e a morte dos seres é como olhar os momentos da dança. A duração da vida é como o brilho de um relâmpago no céu, tal como uma torrente que se precipita montanha abaixo."

"A sabedoria já existe em estado latente dentro de nossa consciência."

"Milhares de velas podem ser acesas de uma única vela e a vida da vela não será encurtada. Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada."

‎'' A língua é como uma faca afiada, mata sem tirar sangue. O sábio domina palavra, corpo e mente.''

Mantra budista para pacificar a mente:


Om Mani Padmi Hum (Recebemos a Jóia da consciência no coração do Lótus).

Conheça a prece pela paz do mundo visitando nosso blog:

https://precesemantras.blogspot.com.br/




Nenhum comentário: