segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Lição dos Lobos

Os estudiosos da vida animal sabem: ao iniciar uma jornada, os lobos escolhem os animais mais velhos e doentes para ficar à frente da matilha. São eles que vão marcar o ritmo de caminhada de todo o grupo. Se não fizessem assim, os mais vulneráveis terminariam sendo deixados para trás e se perdendo. 

O hábito também tem outro sentido: no caso de emboscada, os mais velhos, estando à frente, dão sua vida em sacrifício pelos mais jovens. No entanto, junto dos mais fracos vão os cinco mais fortes, para defendê-los no caso de um ataque surpresa.

Pela ordem, seguem, no centro, os demais membros da alcateia, e, atrás destes, vão os outros cinco mais fortes, para proteger o grupo. Por último, sozinho, segue o lobo “Alpha”, o líder da alcateia. Nessa posição ele consegue controlar tudo ao redor, decidir a direção mais segura que o grupo deve seguir e antecipar os ataques dos predadores.

Resumindo, a alcateia viaja ao ritmo dos anciões e sob o comando do líder que impõe o Espírito de Grupo, não deixando ninguém para trás.

“O verdadeiro sentido da vida, não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino”.

Nossa civilização seria outra se aprendêssemos mais com os animais.

Nenhum comentário: