quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Verdadeira Revolução

Dentro do cenário brasileiro atual, em que nossa sociedade vai às ruas e várias correntes se unem clamando por mudanças, as redes sociais fervilham de informação. No meio dessa montanha de recados, protestos (bem humorados e mal humorados), fotos e denúncias, destaquei dois, muito importantes para nossa reflexão.

O primeiro diz:
O segundo prega:



Longe de mim querer desmerecer a mobilização popular - absolutamente legítima - que clama por libertação deste sistema vampiresco de vida onde estamos mergulhados. Em sua grande maioria, os protestos são justos e necessários. Mas o buscador espiritual não pode jamais perder seu foco. Quando falo "buscador espiritual" não estou excluindo ninguém, porque todos nós somos buscadores espirituais, tenhamos consciência disto ou não. Somos seres espirituais no sentido de que só o espírito existe, só o espírito é real e permeia absolutamente tudo - da simples folhinha de grama até os mais distantes sistemas solares - a física quântica já reconhece uma "teia" invisível, a conectar tudo e todos.

A verdadeira revolução começa em casa, lá dentro, no âmago de cada um. Se reclamo da corrupção e, aqui e ali, não perco a oportunidade de passar a perna em alguém, nada vai mudar. Corrupção é corrupção, tanto faz que o prêmio seja uma mala de dinheiro ou 10 centavos (vinte, para ser mais atual). 

O chamado "jeitinho brasileiro" deve parar de ser visto de forma simpática para ser visualizado como ele é: uma forma de burlar as normas, uma maneira de "se dar bem" mesmo fazendo errado. Isto não é simpático, isto é transgressão. 

Transformar a si mesmo é o grande desafio. Mas transformar a si mesmo dói. São aqueles pequenos hábitos do dia a dia, justamente aqueles que julgamos tão "inofensivos", os mais difíceis de erradicar. Como você se relaciona com as pessoas ao seu redor? Você se esforça para ser limpo, transparente? Você se esforça para dar o melhor de si? Você vive criticando os outros e não olha para si mesmo? Como você lida com o seu universo? Como você lida com a natureza, o meio ambiente, os reinos? Estas perguntas precisam estar presentes no nosso cotidiano. São elas que nos tiram do "automático" e aprofundam nossa percepção. São elas que nos movem na direção de sermos melhores do que somos. 

Os políticos são corruptos? E nós, o que somos? Eles são representantes nossos, nós os colocamos no poder. Temos sido corruptos o tempo todo! Cada vez que somos coniventes com nossos pequenos deslizes de cada dia, somos corruptos. 

Há que haver uma limpeza geral, sim. Há que ser erradicada a corrupção, sim. Há de se parar a roubalheira generalizada, sim. Lutemos por nossos direitos legítimos. Mas nunca esqueçamos de, paralelamente, limpar nosso coração. Aceitemos nossa parcela de corrupção. Aceitemos nosso lado sombra. Há um vírus contagiando e distorcendo as mentes, reconheçamo-lo. Este vírus é aquele que confunde pequenos crimes com "esperteza". Aproveitar-se de uma vantagem ilícita não é esperteza nem nunca será - é crime, é corrupção, por menor que seja essa vantagem.

Espero que a palavra de ordem "Acorda Brasil" caminhe para um acordar bem mais amplo. Que acorde o Brasil e que acordemos todos para uma faxina interna. Somos todos um. Políticos, donas de casa, intelectuais, mendigos. Que o grito contra a corrupção ecoe fora e dentro das nossas almas. Que, ao exigirmos mudança de postura dos políticos eleitos por nós, possamos exigir de nós mesmos a dignidade, a honestidade, a inteireza que temos dentro de nós mesmos, muitas vezes imanifestadas. Aí, então, veremos um país brilhante.

"Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos", disse Lao Tsé. Esses pequenos começos independem de passeatas e manifestações. Eles se originam naquele lugar sagrado, puro, incorruptível, guardado no âmago do Ser.

Nenhum comentário: