sexta-feira, 22 de março de 2013

Água e Consciência

Este ano, a temática escolhida pela Organização das Nações Unidas para o Dia Mundial da Água é: "Ano Internacional de Cooperação pela Água". A grande preocupação é o aumento da demanda e a crescente contaminação das fontes.
O nosso planeta, a nossa Mãe Terra espera de nós uma maior conscientização, imediatamente. Não há mais como continuarmos desperdiçando, não há mais como continuarmos poluindo, não há mais como perpetuarmos nossos hábitos nocivos. 
Você sabia que a pecuária é responsável por grande parte da poluição da água? 
Você sabia que para produzir cada quilo de carne bovina são utilizados cerca da 43 mil litros de água?
Segundo os cientistas, as populações serão obrigadas, num futuro próximo, a se tornarem vegetarianas, simplesmente porque não terá mais como continuar desmatando e contaminando o planeta para ter um bife no prato!

Vale a pena rever alguns trechos da instrutiva mensagem de Trigueirinho sobre o desequilíbrio do uso da água no nosso planeta:

"No campo do amor, que é a lei básica do universo, estamos um pouco longe de corresponder ao sentimento fraterno. É claro que a situação que vamos agora comentar não será solucionada por um ou outro indivíduo bem intencionado. A solução desse desequilíbrio dependeria de uma conscientização geral na humanidade e também do carma de certos grupos humanos. Mas os que se destinam a estimular o surgimento de uma nova humanidade na terra futura, podem ir se preparando para, em próximas vidas, buscar uma maior igualdade entre os seus irmãos da raça humana".

"Fala-se em fraternidade e no amor ao próximo, no entanto, convive-se com uma desequilibrada distribuição de bens - e o que é mais grave: de bens naturais, que ainda não temos a menor intenção de repartir!"

"Na mensagem de hoje trazemos um dado inconcebível no que diz respeito à distribuição e ao uso da água, que é uma doação da natureza aos reinos existentes no planeta. Essa dádiva da natureza, que seria para todos, é consumida de forma desproporcionada entre os seres humanos que se dizem irmãos – ou melhor – se dizem todos filhos de Deus. Veja-se que tipo de organização geográfica e social promovemos e com a qual pactuamos sem o menor peso na consciência."

"Veja: nos países considerados desenvolvidos, estima-se que o consumo de água seja de 560 litros por pessoa por dia. Esses são países lideres em comércio, economia e política. 560 litros de água é o que cada cidadão em média consome ou consumiria. Já nas regiões consideradas muito pobres, esse consumo diário é de 10 a 20 litros por pessoa. De 560 para 20 temos uma diferença que, em princípio, pode ser considerada inacreditável. Mas o desequilíbrio não termina aí. Enquanto em um país rico cada pessoa gasta 560 litros e em um país pobre apenas 20, em partes da África e regiões desérticas cada ser humano consome, segundo estatísticas oficiais, menos de 10 litros (quando não vivem em áreas quase totalmente secas)."

"... São números que causam constrangimento em pessoas mais sensíveis! Porque são o retrato típico do desequilíbrio de bens materiais na humanidade, e por que não dizer - o retrato do desperdício. Em lugares tidos como civilizados, onde as pessoas chegam a consumir tanta água - 560 litros por dia! É óbvio que temos a considerar o carma das regiões, o carma de seus habitantes, enfim. No entanto, todo ser humano que tem aberto os olhos na direção da fraternidade sente-se tocado por estas notícias."

Conscientizemo-nos todos. Tomemos uma atitude, saindo dessa aparentemente confortável posição. Experimente mudar. Você vai ver que não é tão difícil.

Nenhum comentário: