segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Reflexões Sobre o Equilíbrio


“Existe, na base de tudo, um poder que está continuamente trabalhando. É a Vontade do Divino que mantém o equilíbrio no universo.”  (Sathya Sai Baba)

"No mistério do sem-fim
equilibra-se um planeta.

E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro;
no canteiro uma violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem-fim,
a asa de uma borboleta"
(Cecília Meireles)


"Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara - fazer a coisa certa no momento certo. Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável. Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos. É estar sempre alerta, ser totalmente focado, e ter uma visão ampla. Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância. O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e, ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo." (Brahma Kumaris)

"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." (Soren Kierkegaard)

"Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio." (Albert Einstein)

"Consegui meu equilíbrio cortejando a insanidade." (Renato Russo)

"A vida guarda a sabedoria do equilíbrio e nada acontece sem uma razão justa." (Zíbia Gasparetto)

"A felicidade perderia seu significado se ela não fosse equilibrada pela tristeza." (Carl Jung)

"Vivo de esboços não acabados e vacilantes. Mas equilibro-me como posso, entre mim e eu, entre mim e os homens, entre mim e o Deus." (Clarice Lispector)

"Pergunta a Eckhart Tolle: Como encontrar o equilíbrio entre a nossa vontade individual e o fluxo natural da vida?
Eckhart Tolle: Vivendo alinhado com o momento presente, você também alinha a sua vontade com a vontade universal, o que você poderia chamar de 'a vontade de Deus'. Você não tem uma vontade separada. A vontade separada quer melhorar ou reforçar o sentido de si mesmo. A vontade separada está preocupada com o 'eu', o ego. Mas existe uma consciência divina, uma consciência una, um impulso evolutivo. O que estamos fazendo aqui à todo momento é para alinhar-nos com isso."


"Tudo no Universo se move da ordem para a desordem, da desordem à ordem;
do ódio para o amor, do amor ao ódio; da inteligência para a não inteligência, desta para a inteligência; de emoções negativas para positivas e de emoções positivas para negativas. Esta é a natureza da mente. Se você precisa escapar, é da mente que você precisa escapar. Vá além da mente. É assim que você se ilumina... Se você se mantiver nos confins da mente, o problema estará lá. Despertar é sair da prisão (mente). Se você sair da mente, então estará vivendo realmente." (Sri Bhagavan)

Nenhum comentário: