sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Educação do Futuro

Recebi a mensagem abaixo via Facebook, do amigo Wallace Lima. Reproduzo-a aqui porque os bons exemplos precisam ser divulgados, independentemente de cultura, raça, religião. Essa tribo nos dá uma idéia de como deve ser a educação do novo milênio: positiva, sempre positiva, procurando reestruturar e reintegrar o indivíduo no seu meio, mostrando-lhe que, em essência, ele é bom, basta recordar quem ele é.

A referida mensagem - uma pérola! – é a seguinte:

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito: quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e a rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer àquele ser todas as coisas boas que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga esses erros como um grito de socorro. Daí então se unirem para erguer a pessoa, reconectando-a com sua verdadeira natureza, lembrando-a sobre quem ela realmente é, até que ela se recorde totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom".

(Fonte: Dharma Comics)

Sathya Sai Baba - que foi, a propósito, um grande educador -, disse: “Temos muito a aprender com os outros. Não é preciso duvidar desse fato. Aqueles que se recusam a aprender desse modo declaram-se tolos”.

E o Dalai Lama diz: "Os seres humanos são criaturas sociais, e sentir-se valorizado pelos outros é a própria base da vida em comunidade".

Nenhum comentário: